ESPORTS| História do Esporte Eletrônico

Esporte Eletrônico
O Esporte Eletrônico, mais conhecido como eSport está em uma fase de ascensão. Todos os olhos estão voltados à essa febre mundial que tem como estrelas os pro players. Há diversos jogos que possuem cenário competitivo, MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) que possuí League of Legends como seu maior representando, FPS (First Person Shooter) que tem o Counter Strike Global Offensive como seu representante e Hearthstone, jogo de cartas online que assustou os criadores da empresa depois que seus jogadores resolveram se dedicar mais ao jogo. A ascensão da industria do esporte eletrônico criou a necessidade da profissionalização, com isso trouxe associações e regulamentação para todos do cenário. Em alguns países o Esporte Eletrônico é reconhecido pelo Governo.

Profissões dentro do Esporte Eletrônico
Não é só do jogador que o cenário competitivo vive, há diversos profissionais que compõem o cenário. Durante a transmissão de um campeonato, há vários aspectos semelhantes aos esportes tradicionais como o Narrador e o comentarista, responsáveis por passar emoção à audiência. O Analista, responsável por explicar as partidas. A quantidade de pessoas que compõem um time podem variar, quanto mais profissional a organização mais completa a equipe que acompanha o time será. Além dos jogadores, há um treinador, Empresário, uma equipe responsável pela exposição visual do time, videos respondendo perguntas dos torcedores e mostrando um pouco da rotina em dia de jogo ou evento se tornaram pratica comum no meio junto com psicólogos que são os responsáveis por preparar mentalmente os jogadores da melhor maneira possível em qualquer tipo de situação. Devido o eSport ter o foco na internet, há muito o que produzir nas redes sociais para trabalhar a imagem da equipe em conjunto com os videos.

Mesmo não conhecendo muito do jogo é possível trabalhar em alguma empresa ou até mesmo na empresa que desenvolve o jogo como Gerente de Comunidade, o Gerente de Comunidade é a ponte entra a empresa e os jogadores, profissionais ou não. Cada vez mais eventos direcionados ao eSports estão aparecendo mas não é qualquer um que consegue montar a estrutura necessária para um evento voltado ao esporte eletrônico. A maioria dos organizadores de eventos já são conhecidos da Comunidade de Jogos e tiveram algum envolvimento com o cenário profissional no passado.

Com tudo o que acontece no cenário competitivo a busca por informação é constante, pode ser um pouco confuso ou trabalhoso tentar acompanhar tudo pelas redes sociais por isso a demanda de sites especializados cresce regularmente. Os maiores sites contam com jornalistas formados e até escritórios para o segmento, os menores nem sempre tem um vida longa mas ambos são feitos com paixão pelos eSports. ESPN e Yahoo são algumas das mídias tradicionais presentem na cobertura online de eSports.

O Mercado
A compania Super Data revelou que o mercado teve mudanças drásticas ao longo dos anos mas que até o final de 2015 seria possível gerar mais de US$ 11 bilhões, representando 21% do mercado de jogos. O Brasil é o quarto maior consumidor de jogos do mundo.

Por ser um entretenimento de nicho, meios de comunicação de massa como a TV não deram atenção aos esportes eletrônicos por muito tempo com isso plataformas de transmissão ao vivo online começaram a aparecer no mercados, a twitch.tv é a maior delas.

História
A primeira competição de esporte eletrônico datada acontece em 19 de Outubro de 1972 na Universidade de Stanford nos Estados Unidos, os alunos disputaram em um jogo chamado Spacewar, Olimpíadas Intergaláticas de Spacewar era o nome oficial da competição cujo prêmio foi a assinatura da revista Rolling Stone. Em 1980, a Atari organizou o Space Invaders Championship, que é considerada a primeira competição de esporte eletrônico em larga escala, com aproximadamente 10 mil participantes de várias partes dos Estados Unidos. Em 1981 foi fundada a Twin Galaxies, organização criada com objetivo de catalogar recordes de jogos eletrônicos, durante a década de 1980 houve várias competições principalmente para incluir recordes no livro Guinness World Records, algumas dessas competições foram transmitidas pelos programas Starcade e That’s Incredible!. Em 1990 é criado o Nintendo World Championships com etapas em várias cidades dos Estados Unidos sendo a final disputada na Califórnia, em 1994 foi criada a segunda edição a Nintendo PowerFest ’94.

A partir da década de 2000 o esporte eletrônico passou por um grande crescimento, de 10 torneios no ano 2000 para 160 no ano 2010, durante essa década os principais torneios foram o World Cyber Games, o Intel Extreme Masters e a Major League Gaming. A primeira organização internacional foi a G7 fundada pelos times 4 Kings, Fnatic, Made in Brasil, Mousesports, NiP, SK-Gaming, Team 3D. Na Coreia do Sul foram criados dois canais com programação dedicada jogos eletrônicos, o Ongamenet e o MBCGame que começaram a transmitir campeonatos de Starcraft e Warcraft III, alguns outros canais no mundo transmitiram competições como a GIGA Television na Alemanha e a XLEAGUE.TV no Reino Unido, Game One na França. Nos Estados Unidos, a ESPN tinha um programa chamado Madden Nation que transmitia competições do jogo Madden NFL além de programas com cobertura de campeonatos no G4TV.

A partir da década de 2010 a popularização do streaming fez o esporte eletrônico crescer rapidamente, sendo a principal fonte o Twitch lançado em 2011, um site especializado em transmissões de jogos eletrônicos, sendo League of Legends e DotA as competições mais assistidas, em 2013 o site registrou 4,5 milhões de visualizações durante a competição de DOTA 2 The International, essa década marca também a grande presença física de espectadores aos campeonatos, em 2013 o The International vendeu todos os ingressos no Staples Center em Los Angeles, em 2014 o League of Legends World Championship atraiu 40 mil espectadores no Seul World Cup Stadium na Coreia do Sul.